O Brasil possui cerca de 496 milhões de hectares de florestas, consolidando-se como o segundo país com a maior área florestal do mundo. A grande extensão desse recurso confere ao setor florestal brasileiro uma relevância estratégica, com impacto direto nas esferas social, econômica e produtiva do país. Sendo assim, as florestas brasileiras desempenham um papel central no desenvolvimento nacional, tornando indispensável a disponibilização de informações precisas e atualizadas para a gestão, uso e conservação desses recursos.
Nesse contexto, a publicação Florestas do Brasil: dados e estatísticas, produzida pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), é um marco estratégico para a divulgação de informações florestais do país, destacando-se por reunir e divulga os dados mais atualizados sobre os recursos e o setor florestal do Brasil.
A publicação Florestas do Brasil: dados e estatísticas é parte do esforço conjunto de compilação e disponibilização de dados pelo Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF). O SNIF, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, é uma referência em dados e informações florestais, sendo responsável por identificar, organizar, processar e disseminar informações sobre as florestas naturais e plantadas do Brasil. Em 2009, o SFB, por meio do SNIF, criou o livro Florestal do Brasil para facilitar a consulta ao imenso volume de informações disponíveis, criando então um projeto que inovou ao reunir informações para acesso rápido.
Essa publicação é tanto uma fonte de informação quanto uma ferramenta para apoiar políticas, programas e projetos que integram o uso sustentável e a conservação das florestas brasileiras, reforçando o compromisso do Serviço Florestal Brasileiro em promover o uso responsável dos recursos naturais e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. A publicação também demostra o interesse do SFB em fomentar a transparência, o acesso aos dados e o compartilhamento de experiências e informações, atendendo às demandas por informação tanto do público técnico-científico quanto aos interessados na temática florestal.
Nesta edição de 2024, os recursos digitais desenvolvidos trazem a possibilidade de explorar cada conteúdo mais detalhadamente através dos links diretos para o site do SNIF, para os painéis interativos com os dados completos e para as fontes consultadas. Esta inovação possibilita análises detalhadas e personalizadas em cada um dos temas discutidos. Atualizado com dados até 2023 e abrangendo dados históricos desde 2018, o Florestas do Brasil: dados e estatísticas 2024 consolida informações e indicadores sobre os recursos florestais brasileiros, a área e o estado de conservação das florestas naturais e plantadas, a economia e a produção florestal, o mercado de trabalho, as políticas públicas e a legislações do setor. Além disso, a publicação aborda ações de conservação, manejo sustentável, ensino e pesquisa, apresentando os conceitos fundamentais da gestão florestal brasileira, bem como as principais frentes de atuação do Serviço Florestal Brasileiro. Dessa forma, a publicação reúne de forma abrangente os principais temas relacionados aos recursos florestais do país.
Disponível tanto em formato físico quanto digital, e de forma gratuita, esta publicação pode ser acessada por diferentes dispositivos, com conteúdo responsivo que se adapta à tela do leitor. Além disso, a aplicação web pode ser salva como um aplicativo para a área de trabalho, garantindo uso e acesso aos dados na palma da mão mesmo que offline. A navegação é intuitiva, por meio de menus e tópicos, e é possível realizar o download dos materiais visuais, como mapas e figuras, e até mesmo dos dados, assegurando que pesquisadores, gestores e o público em geral tenham acesso ao conteúdo estratégico disponibilizado nesta publicação.
Combinando inovação tecnológica e conteúdo de qualidade, o Florestas do Brasil: dados e estatísticas consolida-se como um instrumento essencial para gestores, pesquisadores e cidadãos interessados na sustentabilidade e no futuro de nossos recursos florestais.
Boa leitura!