O QUE É A CERTIFICAÇÃO FLORESTAL?

A certificação florestal é um processo voluntário que assegura que empresas e seus produtos atendem a padrões de sustentabilidade, baseados nos pilares ecológico, social e econômico. Tanto o Manejo Florestal quanto a Cadeia de Custódia podem ser certificados, garantindo o manejo responsável de uma floresta e a rastreabilidade dos estágios de produção, distribuição e venda de um produto de origem florestal até o produto final. Os sistemas de certificação mais difundidos em todo o mundo são Forest Stewardship Council (FSC) e o Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PEFC).

Conheça mais

No Brasil, a certificação de florestas e da cadeia de custódia é feita por diversas empresas certificadoras que utilizam os sistemas de certificação FSC e o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor), que é reconhecido pelo PEFC. Em 2023, cerca de 14 milhões de hectares de florestas estavam certificados no Brasil sob os esquemas de certificação FSC e PEFC, incluindo tanto florestas plantadas quanto nativas.

Evolução da área florestal certificada no Brasil
Figura 46: Evolução da área florestal certificada no Brasil.

Fonte: elaboração Serviço Florestal Brasileiro.

Em relação ao número de cadeias de custódia, em 2023 havia um total de 1.252 cadeias certificadas no Brasil sob os esquemas de certificação FSC e PEFC.

Evolução do número de certificados de cadeia de custódia no Brasil
Figura 47: Evolução do número de certificados de cadeia de custódia no Brasil.

Fonte: elaboração Serviço Florestal Brasileiro.

Forest Stewardship Council (FSC)

O Forest Stewardship Council visa a difusão do bom manejo florestal conforme princípios e critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas, os benefícios sociais e a viabilidade econômica. Esses princípios e critérios são comuns para todos os países. Trata-se de uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. No Brasil, o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil) foi formalizado em 2001.

Em 2023, o Brasil possuía 8.761.913 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal, o que envolve 155 operações de manejo, entre áreas de florestas nativas e plantadas. Na modalidade de cadeia de custódia, o Brasil conta 1.220 certificados FSC.

Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor)

O Programa de Endosso da Certificação Florestal (PEFC; Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes) é uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos dedicada a promover o manejo florestal sustentável por meio de certificação independente. Atua endossando sistemas nacionais de certificação florestal adaptados a condições e prioridades locais. No Brasil, o sistema endossado é o Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).

O Cerflor visa a certificação do manejo florestal e da cadeia de custódia, segundo o atendimento aos critérios e indicadores prescritos nas normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e integradas ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e ao Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Em 2023, havia no Brasil 32 certificações de cadeia de custódia para produtos de origem florestal e 5.348.267 hectares de manejo florestal certificado pelo Cerflor florestas, provenientes de 38 operações de manejo.